By: Laili C. Tardin

Um grupo de estudantes de dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da faculdade Estácio Vitória se mobilizou no dia 22 de março para recolher lixo da praia de Camburi. A iniciativa faz parte de um projeto ambiental que realizou um segundo evento – uma caminhada ecológica – no sábado, 6. A concentração aconteceu  em frente ao hotel Canto da Praia, em Jardim Camburi, às 7 horas. Todos os alunos da Estácio foram convidados a participar dessa ação ambiental.

Os alunos Brena Silva, 24, social media; Camila Souza, 33, designer gráfico; Luana Tomasi, 23, social media e Ruan Barbosa, 26, músico, participam de corridas no calçadão todas as manhãs, e se deparam com o acúmulo de sujeira na Praia de Camburi.

Por isso, resolveram tomar a iniciativa de promover a mobilização das pessoas, usando o Instagram, convidando-as para o mutirão de limpeza. A movimentação dos alunos despertou a atenção do Bom Dia ES, programa da TV Gazeta exibido ao meio-dia, que veiculou reportagem sobre o mutirão no dia 22. Os futuros publicitários explicaram que aderiram à campanha Trashtag – desafio do lixo.

Os universitários se comunicaram através das redes sociais dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Estácio Vitória e elaboraram um projeto para tentar minimizar o impacto ambiental gerado pelo despejo de lixo orla de Camburí.

O evento do dia 6 contou com a presença da geóloga Júlya khoury, 26, que participou de uma roda de conversa, abordando temas como impacto do lixo e Aterro Sanitário.

OUTROS CASOS

Só para relembrar, foram realizadas inúmeras campanhas de Coleta Seletiva , inclusive a instalação de mais de 150 pontos de coleta de Resíduos Sólidos na Grande Vitória. Em janeiro de 2017 foi realizada pelos moradores de Jardim Camburi uma caminhada ecológica, ocasião em que os caminhantes saíram das proximidades da Vale e finalizaram o trajeto próximo ao porto de Tubarão recolhendo o lixo que estava nas áreas públicas.

A ONU Meio Ambiente – Organização das Nações Unidas, lista pelo menos 10 medidas simples que podem Salvar os oceanos. Atitudes como essas podem proteger vidas: além da separação de lixo reciclável, que colabora na redução de restolhos destinados aos aterros sanitários (como, por exemplo, embalagens plásticas), adotar medidas como acrescentar uma Agenda Ambiental no cotidiano das pessoas contribuem para preservar o meio ambiente, a vida urbana e a vida marinha.

CONFIRA O VÍDEO

CONTATOS

Brena Rumão– +55 27 99743-6974

Ruan Barbosa– +55 27 99635-3940

Lidinsta /Lidi Fortunato– +55 27 99966-4360

GALERIA

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here