Renata dos Santos Teixeira, aluna da Estácio Vitória, é a vencedora do 11º Prêmio de Jornalismo Cooperativista, na categoria “Estudante”. A premiação ocorreu no dia 1º de dezembro, no Ilha Shows, em Vitória. O resultado foi anunciado pelos promotores do Prêmio, dirigentes do Sistema OCB-Sescoop/ES.

O trabalho de Renata é uma reportagem, em áudio, intitulada “A força das pequenas cooperativas”. Nela, Renata fala da Coopram, a Cooperativa de Produtores Rurais de Domingos Martins, que foi criada em 2007 e hoje conta com 210 cooperados. Os produtos da Coopram – entre os quais estão o filé de tilápia, o café orgânico, a farinha e o feijão – são comercializados nas escolas de todo estado.

Ampliando os seus negócios, a Coopram firmou contrato com Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e hoje duas toneladas de café orgânico são comercializadas em Brasília. Segundo a reportagem, a Coopram demostra, através da força e união, que obstáculos econômicos, como o que vivemos hoje no país, podem ser vencidos.

Dois outros alunos de jornalismo da Estácio Vitória foram também finalistas da categoria “Estudante” do mesmo prêmio. Marco Suél Pereira Martins concorreu com a reportagem “Empoderamento e café: a força da mulher no agronegócio” e Matheus da Silva Zardini é o autor de “Cooperativismo e sustentabilidade”. As três matérias elaboradas pelos alunos da Estácio Vitória finalistas do Prêmio estão publicadas no site da Rede Interferência (confira as matérias que estão disponíveis neste site).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here