Por Renatto Manga / Leonardo Goliver / Staff Company

Foto: gloriaportellacursos.com.br

 Muito se engana quem acha que a timidez é a única causa do medo de falar em público. Questões mais subjetivas podem afetar diretamente o desempenho de pessoas, desde alunos ainda em formação a grandes empresários. Diante dessa realidade, a atriz, psicóloga, psicanalista e professora de yoga Glória Portella juntou a experiência pessoal e profissional com aprimoramento técnico e criou um método que a faz umas das mais requisitadas profissionais de oratória do país, com inúmeros cases de sucesso.

Pesquisas afirmam que o maior medo humano é o de falar em público – maior até que o da morte! E, claro, um sentimento tão poderoso pode interferir de maneira drástica na carreira das pessoas. Mas isso tem solução! Com o conhecimento técnico, Glória Portella desenvolveu um método que a tornou uma das mais requisitadas monitoras de oratória do país.  O método contempla improvisação, exercícios de oratória, respiração, expressão corporal, impostação de voz, dicção, ritmo, memorização de texto, estratégias usadas para reduzir a timidez e o estresse e aumentar a concentração nas horas mais difíceis, entre outras formas. “Já tive casos de brilhantes alunos que desistiram da faculdade por fobia de falar em sala de aula. Há profissionais cujo estresse pelo crescente desemprego e crise está diminuindo a sua produtividade. As pessoas não precisam sofrer por isso”, garante.

Médicos, advogados, profissionais de vendas, empresários e até pessoas que vão passar por uma entrevista de emprego estão entre os alunos de Portella, a fim de conseguir uma evolução através de treinamentos que aumentam a sua capacidade de falar em público. “Pessoas tímidas e com dificuldade de expressão recorrem ao curso para não serem preteridas perdendo oportunidades para profissionais menos qualificados, porém mais eloquentes. Já tive casos de alunos que são aprovados na prova escrita, mas são reprovados na oral”, avalia. O ambiente, no curso, é de diversão e criatividade e o diferencial das aulas ministradas por Glória é o uso de uma série de técnicas de respiração para que os melhores resultados sejam alcançados. No final do curso, cada aluno recebe um vídeo com o primeiro e o último dia de aula para avaliação e feedback. Os resultados demonstram a evolução que é a prova viva da eficácia da metodologia.

Há cerca de dois anos, demandado pelos próprios alunos, um novo módulo tornou-se o principal nicho do negócio: a vivência empresarial. Há aulas personalizadas para grupos de RH, gestores e equipes que buscam desenvolver aptidões como liderança, motivação, técnicas de vendas, produtividade, além de comunicação e liderança. “Acredito que as empresas estejam mudando a visão, percebendo que dinâmicas e longas palestras não trazem resultados esperados. Eu tento alcançá-los por meio do lúdico e da interação”, conta.

Foto: gloriaportellacursos.com.br

O início:

Tudo começou quando Glória se tornou professora voluntária de teatro no Centro Psiquiátrico do Rio de Janeiro, instituição que abriga pessoas com transtornos mentais. Ela assistia a evoluções diárias de pessoas em situações de dificuldade de comunicação, agressividade e isolamento social. Estava claro para ela a força e o poder transformador da arte em pessoas que, necessariamente, não viviam da arte. E ela levou isso a outro patamar.

 Sobre Glória Portella:

Foto: arquivo Globo

 Atriz, psicanalista, psicóloga, com formação em Yoga e especialista em Comunicação. É graduada em artes cênicas pela Faculdade da Cidade e fez especialização no Lee Strasberg Theatre & Film Institute (EUA). Como atriz, atuou nas novelas Força de Um Desejo, Xica da Silva, Vidas Cruzadas, Luz do Sol e Quatro por Quatro. Estrelou também A Escolinha do Professor Raimundo, Você Decide, Brava Gente. Em cinema, trabalhou com cineastas como Hugo Carvana e Luis Carlos Lacerda. No teatro atuou no Círculo Off Broadway em NY. É pós-graduada em Psicanálise pelo IPUB – Instituto de Psiquiatria da UFRJ, ex-filiada ao Círculo Psicanalítico do RJ e Instituto Cultural Freud. Uma de suas atividades é atender no consultório. Sua formação em yoga iniciou com Marco Shultz, no Brasil, e posteriormente no Yoganga Center, em Dehradum, na Índia. Fundou o curso de Teatro Para Não Atores. Atualmente, ministra cursos de oratória e apresentação em público em grupos ou individuais, dá aulas de artes cênicas e treinamentos corporativos através da vivência empresarial.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here