Por Michael Bolzan

Em ano de véspera de eleições, diversas autoridades políticas, entre elas o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, a senadora Rose de Freitas, o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael e o ex-governador Renato Casagrande, participaram, na noite desta segunda-feira (25), da solenidade que marcou o início das obras do Parque Tecnológico de Goiabeiras, Vitória-ES.

O parque será construído em uma área com mais de 330 mil m² que se encontra nas proximidades da praça 23 de maio. O primeiro prédio a ser construído é o Centro de Inovação, um investimento de mais de R$ 5 milhões doados pelo governo federal à prefeitura da capital.

“Esse primeiro prédio será o cérebro e o coração do parque. Ele é a parte principal desse ecossistema de inovação que estamos implantando na capital”, disse o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Vitória (CDV), José Vicente Pimentel.

FUNCIONAMENTO

O Centro de Inovação possibilitará a capacitação de jovens empreendedores para o desenvolvimento tecnológico e o lançamento dos seus produtos no mercado. A intenção, segundo Pimentel, é não perder os talentos capixabas para estados vizinhos.

Atendendo empresas de base tecnológica, o empreendimento servirá como laboratório para indústrias de certificação e produtos, formação em ciências exatas e empresas de software.

O Centro tem a expectativa de expandir o atendimento para o mercado externo nas áreas de biotecnologia, robótica e nanotecnologia. Empresas locais de games, novas tecnologias e exportação terão maiores oportunidades de produção.

VÍDEO:

CERIMÔNIA

A senadora Rose de Freitas, no seu pronunciamento, aplaudiu o prefeito Luciano Rezende por realizar o que prometeu à população capixaba. Antes, a senadora chamou a atenção dos presentes para as dificuldades de saneamento básico que os munícipes de São Mateus vêm sofrendo: “os cidadãos mais idosos chegam ao hospital com manchas e marcas de sol na pele e quando é hora do banho tomam banho com água salgada”.

O prefeito de Vitória encerrou a cerimônia agradecendo a presença da senadora – que estava representando o ministro das Telecomunicações, Gilberto Kassab que não pode comparecer por motivos de agenda -, e cumprimentou as autoridades presentes – os vereadores Davi Esmael, Waquinho Ito e Denner, o deputado estadual José Esmeraldo -, os representantes dos micros empreendedores e a comunidade universitária.

Texto e cobertura multimídia: Michael Bolzan

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here