Coluna de: Alef Jordan.

O Brasil dominou a Libertadores da América em 16 dos últimos 20 anos (entre 1997 e 2013 o Brasil conquistou 9 títulos de campeão e 8 vice-campeonatos). O que mudou a partir de 2014? O Brasil perdeu o espírito da Libertadores, passou a entrar de nariz empinado, com elencos recheados de estrelas e pouco futebol.
Em quatro anos, o futebol colombiano e o equatoriano ressurgiu, Atlético e Independiente Del Vale chegaram à final (o Atlético Nacional faturou a taça em 2016).
Na teoria, o Botafogo seria o grande favorito em 2017 pois tirou da competição  times de tradição como Colo Colo do Chile, Olímpia do Paraguai, além do Atlético Nacional (atual campeão) e Estudiantes na fase de grupos, e o Nacional do Uruguai nas oitavas. Mas foi eliminado pelo Grêmio.
O Atlético MG, tido como um dos favoritos, com um elenco recheado de nomes consagrados como Robinho, Fred, Vitor, Leonardo Silva e cia, foi eliminado pelo Jorge Wilsterman da Bolívia, que veio a cair para o River Plate por inimagináveis 8 x 0 após vencer a primeira partida por 3 x 0. Os bolivianos subestimaram os argentinos.
O Atlético PR surpreendeu ao se classificar no grupo de San Lorenzo, Universidad Católica e Flamengo. Avançou em segundo e acabou eliminado pelo brazuka Santos, que veio a ser eliminado pelo Barcelona. Santos que também subestimou os equatorianos, assim como o Palmeiras que caiu nos pênaltis.
Falta humildade aos tupiniquins, que entram todo ano de nariz em pé e sangue frio jogando dentro de casa, pois foi em seus territórios que caíram o porco, o galo e o peixe.
Uma coisa é certa: em caso de classificação do imortal Grêmio, decisão em Porto Alegre contra um hermano (Lanús e River disputam a outra semifinal) que não será fácil pois os vice-campeões de 1998 já colocaram seus “irmãos” para correr. Mas ainda assim acho que a final será entre o tricolor e Los Millonarios. Uma final entre dois times que reviveriam a clássica Libertadores que encantou toda a América Latina nos anos 1990.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here