Prêmios que somam R$ 1,5 mil serão disputados por vídeos produzidos pelos alunos da Estácio Vitória no 1º Concurso Asas ao Anjo que faz parte da II Jornada sobre Autismo promovida pela faculdade. Dos vídeos deverão constar depoimentos, rotinas e entrevistas que esclareçam o Transtorno do Espectro Autista, bem como retratem a realidade do Autista e familiares e, ainda, contemplem o trabalho profissional multidisciplinar aplicado às terapias.  Os vídeos deverão ser acompanhados por uma pesquisa com, no mínimo, dez páginas e deverão ser produzidos por grupos de até seis alunos. As inscrições para o concurso podem ser feitas até o dia 20 de abril.

Os resultados do concurso serão divulgados no dia 9 de maio, no auditório da faculdade, quando haverá também a palestra “Direitos dos Autistas”. Os vídeos classificados em primeiro e segundo lugar serão apresentados na mesma ocasião. Os alunos autores dos vídeos inscritos farão jus a 5 Horas AAC (de Atividades Acadêmicas Complementares). Para a produção dos vídeos, os alunos poderão buscar apoio e entrevistar especialistas em Autismo como psiquiatras, neurologistas, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas e psicopedagogos.

A pesquisa que deverá acompanhar os vídeos deve responder as seguintes questões: Qual é a diferença entre doença e deficiência (diferença entre doença mental, deficiência mental e deficiência intelectual)? Qual é o impacto do aumento do número de pessoas diagnosticadas com Autismo na sociedade e qual é o impacto dos padrões sociais na vida do Autista? Os direitos dos Autistas estão garantidos por alguma lei? O grupo percebe a aplicação prática desta lei? O profissional que atua nas áreas de formação da Estácio Vitória tem como estimular ou facilitar a inserção do Autista na sociedade? Que tipo de atividade poderia ser incluída no currículo acadêmico para capacitar o corpo discente na atuação em prol dos Autistas?

O regulamento completo do 1º concurso Asas de Anjo pode ser obtido pelos interessados no NAI, Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da faculdade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here