O Clean Up Day extra com o tema “por mares sem plástico” é aberto ao público

A Semana do Meio Ambiente será comemorada no próximo dia 10 pelo Grupo de Desenvolvimento Humano e Ambiental Instituto Goiamum com um evento apoiado pela ONU, a Organização das Nações Unidas: o Clean Up Day extra com o tema “por mares sem plástico”. O evento, que é aberto ao público, ocorrerá na Praia de Carapebus, Praia Mole, Lagoa do Baú e Lagoa de Carapebus, na Serra, a partir das 8 horas. O Clean Up Day também será realizado simultaneamente em outros estados brasileiros. Os organizadores esperam agregar voluntários, estudantes, comerciantes, empresários e comunidades para participarem do mutirão de limpeza das águas e as atividades de conscientização ambiental.

 

 

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e o Clean Up Day é realizado há oito anos. Em 2018 a comemoração inclui algumas novidades como o aplicativo linteratti que coleta dados do lixo reciclável e a especificação da coleta de resíduos plásticos para triagem. O Instituto Goiamum recebeu o convite da ONU para promover o dia de limpeza pelos projetos e eventos que realiza no Espírito Santo.  Em 2017, em evento semelhante, foram coletados somente da Praia de Bicanca três toneladas de lixo onde estavam bicicletas, televisores, computadores e impressoras, dados preocupantes que chegaram a figurar nos relatórios da ONU.

FOTO Laile Tardin

Grazielli Pirovani, IberêSassi e Valeria Carrusca convidam a população para hashtag mares limpos

Valeria Carrusca, 61 anos, diretora do Instituto Goiamum, informou que a instituição estimula o voluntariado convidando todas as pessoas a participarem do evento, especialmente mergulhadores que poderão promover a limpeza das praias e lagoas. Para o Clean Up Day, o Instituto já assegurou a parceria de várias organizações como a Eco Friendsmoviment, a Associação de Moradores de Carapebus, a Associação de Surf de Praia Mole, o Setor Oceania da Sociedade Cidade Continental, a Policia Municipal da Serra, a Prefeitura da Serra e a ArcellorMital Tubarão.

Para o sócio fundador do Instituto Iberê Sassi, 70 anos, o evento pretende conscientizar os moradores a adquirirem hábitos de limpeza, cuidar das praias, a sensibilizar os turistas a não poluírem as águas e a valorizar a preservação do meio ambiente.

Segundo Grazielli Pirovani, bióloga do Instituto, os resíduos serão recolhidos e separados para educação ambiental e destinados para a cooperativa Reciclalixo.  Os principais meios de divulgação a serem utilizados serão a rádio comunitária, as redes sociais, os anúncios nas escolas e a distribuição de folders nos pontos principais das comunidades.

A organização estima a presença de aproximadamente trezentas pessoas e, para elas, preparou “um dia dinâmico, com sorteio de brindes, pequenas palestras, educação sustentável e yoga para a limpeza coletiva das praias da Serra”. “O Instituto Goiamum convida a todos a fazer parte da história de uma gota no oceano”, anuncia a diretoria.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here